Aos professores olímpicos,
Escrever um texto olímpico é
semelhante a cumprir o décimo terceiro trabalho de Hércules! Quem lê tal
afirmação julga tratar-se de uma hipérbole. Talvez não. Os professores que
participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro” sentiram
os desafios, quase que mitológicos, da construção textual.
Produzir um texto para a
olimpíada exigiu explorar habilidades de leitura e escrita dos grandes autores,
homenageados no olimpo das consagradas academias de letras. Dessa maneira,
professores e alunos percorreram e teceram fios textuais entremeados aos
sentimentos do lugar onde vivem. Juntos, enlearam vozes de poetas e cronistas,
elevaram o tom do “verbo” para também criticar e viajaram nas memórias de
personagens singulares das histórias de Campo Grande.
Agradecemos aos professores
que exploraram os cadernos das oficinas, bem como o ambiente virtual (www.escrevendoofuturo.org.br) ,
pois esse compromisso alicerçou suas concepções de leitura e produção textual,
fazendo-se perceber nos textos dos alunos.
Cantar
uma cidade, seja em verso ou prosa, é tarefa que não se faz só! Por isso, nos textos produzidos ouviu-se
infinitas vozes e ecos daqueles que pincelaram sua participação nas linhas
escritas, afinal “Um galo sozinho não tece uma manhã”. Assim, parabenizamos aos
professores, pela qualidade do trabalho e esmero dedicados ao desenvolvimento
da olimpíada.
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