sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Contribuições dos professores na formação de setembro e estudo comparativo entre BNCC/LP e Orientações Curriculares/Referencial Reme


 Conforme pontuado e construído na formação de Língua Portuguesa para reestruturação de Referencial Curricular da Reme, disponibiliza-se, para apreciação: as contribuições sugestivas dos professores, via construção coletiva, para desenvolvimento das habilidades que comporão o novo Referencial Curricular da Reme; bem como estudo comparativo das Orientações Curriculares (2015) e Referencial Curricular (2008) com a prescrição de habilidades e conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Essas disponibilizações, logo as decorrentes apreciações, visam a suscitar o foco das contribuições, à distância, para o novo Referencial Curricular, tendo em vista o que já se contribuiu e para qual habilidade, além de poder consultar, a partir de uma perspectiva da equipe de Língua Portuguesa, qual habilidade não teve nenhuma relação substancial com as Orientações Curriculares da Reme, todavia, salienta-se que é livre o refinamento crítico ou discordante dos posicionamentos comparativos estabelecidos.
Orienta-se realizar revisão/ampliação/criação de sugestões metodológicas para o cumprimento das habilidades relacionadas. Desse modo, a questão: “Quais conhecimentos são necessários para o desenvolvimento dessa habilidade?” deve promover a indicação de quais práticas favorecem o desenvolvimento da respectiva aprendizagem/habilidade pretendida.
Destaca-se que, em cada unidade escolar, há um responsável por compilar as contribuições e submeter à plataforma Moodle da Semed, entre os dias 11 e 30 de setembro, conforme CIs n. 558 SUPED/SEMED e 604 SUGENOR/SEMED, de 15 de agosto de 2019 e 04 de setembro, respectivamente.
Salienta-se, ainda, que as contribuições realizadas na formação estão digitalizadas, mantendo, dessa forma, a fidedignidade do trabalho dos professores.

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