Olá, caros colegas!!
Desejamos, desde já, que todos estejam bem.
Tendo em vista o contexto em que vivemos, de pandemia e processo de distanciamento físico, para que possamos superar tais dificuldades, vistas apenas há mais de um século, consignamos a continuidade do desenvolvimento de nossas atividades, bem como conhecemos e valorizamos a manutenção dos trabalhos empreendidos por professores e demais profissionais da educação, no atual cenário. Dessa forma, dando andamento à proposta de formação on-line denominada “O processo avaliativo em contexto de ensino remoto”, no âmbito do programa de formação “Reflexões pedagógicas: diálogos entre a teoria e a prática”, como parte integrante das atividades a serem desenvolvidas, disponibilizamos o texto “Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos” de Ana Paula Martinez Duboc/USP, bem como os eslaides utilizados na live de 03 de agosto do corrente. Assim, esperamos contribuir com a ampliação do entendimento do que seja avaliar, especialmente, em um momento atípico como o que estamos vivendo, compelindo-nos ao ensino remoto com o uso de ferramentas digitais. Ademais, salientamos que tal leitura vem ao encontro do que é apregoado no novo Referencial Curricular de Língua Portuguesa, isto é, novas formas de se entender textos e de avaliar a multimodalidade possível no contexto escolar.
Ótima leitura a todos!!
Equipe de Língua Portuguesa do 6º ao 9º
Gefem/Semed
2020 3844
*Questionamentos disparadores para adensamento das leituras:
**“Como apreender os múltiplos aspectos do uso e da aprendizagem da língua numa avaliação que tende a padronizar os resultados?” [Panorama avaliativo para os objetos/objetivos da linguagem]
*”Qual o significado da expressão ‘comunicar-se adequadamente’?”
*”Como contemplar, no ensino e na avaliação, a variabilidade das línguas e do que se pode fazer com e através delas?”
*“O objeto língua e as competências requeridas para o seu uso são, de fato, mensuráveis?”
*”Como garantir a autenticidade das situações didáticas de interação verbal?”
Pensando nas limitações de vazante multimodal em âmbito escolar ou remoto, o que é possível galgar de ampliação avaliativa em consonância com as concepções/reflexões sobre avaliação trazidas tanto pelo texto da Duboc quanto o que foi tematizado na live?
* Não carecem de uma resposta/devolutiva por escrito, constam para interligação reflexiva dos leitores.
**Questões trazidas pela autora Lívia Suassuna em um outro texto consultado para elaboração da formação [vide referências dos eslaides].
Propostas de atividades para a continuidade do processo formativo
Cabe destacar que o professor deverá optar por uma das propostas de avaliação abaixo, observando o limite máximo de duas laudas para as produções escritas, ou, caso prefira, a produção audiovisual, no tamanho máximo de 100 MB. Após a elaboração, submeter o upload da produção em formulário próprio, que será disponibilizado na próxima semana. Assim, os participantes inscritos terão até às 23h59, do dia 24/08/2020 para a devolutiva.
Proposta 1
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO A PARTIR DOS MULTILETRAMENTOS
Para a realização desta atividade, parte-se do pressuposto de que a avaliação escolar (qualitativa, processual e contínua) é apenas um dos momentos de um processo mais amplo de ensino e aprendizagem, é axial para subsidiar as ações do professor na condução de aspectos que podem ser mais bem desenvolvidos ou até de outras formas conduzidos.
Então, como etapa da formação O processo avaliativo em contexto de ensino remoto, elabore uma proposta avaliativa que pode ser realizada no terceiro bimestre, considerando o contexto de ensino remoto.
Orientações:
De forma breve, recomenda-se que a proposta contenha contextualização do público-alvo (turma), descrição da(s) atividade(s) a ser(em) desenvolvida(s) e dos recursos utilizados e expectativas esperadas
O texto deve conter até 2 laudas
Como subsídio epistemológico, além do texto da Duboc (Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos), podem ser mobilizados outros textos que tratem da avaliação da aprendizagem.
Proposta 2
RELATO DE PRÁTICA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO REMOTO
Tendo em vista o cumprimento da proposta formativa do programa de formação continuada Reflexões Pedagógicas: diálogos entre a teoria e a prática, da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, solicitamos aos professores de Língua Portuguesa e IEL um breve Relato de Prática sobre sua metodologia de avaliação didático-pedagógica no contexto de ensino remoto. Sugerimos que se utilize como parâmetro de abordagem a leitura do artigo Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos, da pesquisadora Ana Paula Martinez Duboc, destacando possíveis pontos de convergência ou pontuando aspectos discrepantes em relação ao texto, em virtude de sua prática ou concepção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário