quarta-feira, 14 de agosto de 2013

MATRIZES - SEMED E SAEB


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

COORDENADORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL - 6º ao 9º ano

NÚCLEO DE LINGUAGENS – NULING/LP

 

MATRIZES – Avaliação  Externa SEMED (7º ano)  e Prova Brasil (9º ano)

Matrizes de Referência/Língua Portuguesa (REME – 7ºano)  (SAEB 9º ano)
Descritores
Tópico I – Procedimentos de Leitura
7º ano (SEMED)
9º ano (SAEB)
D01
Localizar informações explícitas em um texto.
DO1
Localizar informações explícitas em um texto.
D02
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.
D03
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.
D03
Inferir uma informação implícita em um texto.
D04
Inferir uma informação implícita em um texto.
D04
Identificar o tema de um texto.
D06
Identificar o tema de um texto.
D20
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D14
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D35
Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
 
 
Tópico II – Influência do suporte,do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
D05
Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
 
 
DO5
Interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto e etc.)
D06
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D12
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D07
Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos constitutivos.
 
 
Tópico III- Relação entre textos
D08
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
 
 
D20
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema,em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D23
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
 
D21
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
D31
Identificar o mesmo assunto em diferentes textos.
 
 
Tópico IV – Coerência e coesão no processamento do texto
D09
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
 
 
D02
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D10
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, pronomes etc.
 
D15
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, pronomes etc.
D12
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D11
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D32
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D10
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
 
 
D07
Identificar a tese de um texto.
 
 
D08
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos ofereci­dos para sustentá-la.
 
 
D09
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Tópico V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D13
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D16
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D17
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D15
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D18
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D16
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
D19
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
D18
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso das figuras de linguagem com valor homonímico, metafórico, metonímico etc.
 
 
Tópico VI – Variação Línguística
D17
Identificar a adequação ou inadequação de determinados registros em diferentes situações do uso da língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro).
 
D13
Identificar as marcas linguísticas  que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D21
Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes em um texto.
 
 
D34
Identificar níveis de registros formal e informal.
 
 

 

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