MATRIZ
DE REFERÊNCIA/LÍNGUA PORTUGUESA – 1o ANO
|
||||||
Descritores
|
||||||
TÓPICO A
AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE
ESCRITA ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO
|
D02
|
Reconhecer
as diferenças existentes entre os sinais gráficos do sistema de escrita
alfabético–ortográfico e os sinais gráficos pertencentes a outras categorias
ou sistema de representação.
|
||||
D12
|
Reconhecer
o alfabeto e os diferentes tipos de letras.
|
|||||
D07
|
Identificar
a relação existente entre letra e som (grafema e fonema).
|
|||||
D36
|
Reconhecer
unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição da palavra.
|
|||||
TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
|
D14
|
Ler
palavras.
|
||||
D11
|
Ler
frases.
|
|||||
D01
|
Localizar
informações explícitas em um texto.
|
|||||
D04
|
Identificar
o tema de um texto.
|
|||||
D15
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
|
|||||
D03
|
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
|
|||||
TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler
e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos,
foto, tirinha, charge, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
|
||||
D06
|
Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
|
|||||
D08
|
Identificar
o gênero do texto a partir de seus elementos constitutivos.
|
|||||
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 2o ANO
|
||||||
Descritores
|
||||||
TÓPICO A
AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE
ESCRITA ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO
|
D12
|
Reconhecer
o alfabeto e os diferentes tipos de letras.
|
||||
D07
|
Identificar
a relação existente entre letra e som (grafema e fonema).
|
|||||
D36
|
Reconhecer
unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição da palavra.
|
|||||
TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
|
D14
|
Ler palavras.
|
||||
D11
|
Ler frases.
|
|||||
D01
|
Localizar informações explícitas em
um texto.
|
|||||
D04
|
Identificar o tema de um texto.
|
|||||
D15
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
|
|||||
D03
|
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
|
|||||
TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com
auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha,
charge, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
|
||||
D06
|
Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
|
|||||
D08
|
Identificar o gênero de um texto a
partir de seus elementos constitutivos.
|
|||||
TÓPICO 3
COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO
DO TEXTO
|
D10
|
Identificar
o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
||||
TÓPICO 4
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E
EFEITOS DE SENTIDO
|
D16
|
Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
expressão.
|
||||
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 3o ANO
|
||
Descritores
|
||
TÓPICO A
AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO
|
D07
|
Identificar a relação
existente entre letra e som (grafema e fonema).
|
D36
|
Reconhecer unidades
fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição da palavra.
|
|
TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
|
D11
|
Ler frases.
|
D01
|
Localizar informações explícitas em
um texto.
|
|
D03
|
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
|
|
D04
|
Identificar o tema de um texto.
|
|
D17
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
|
|
D16
|
Inferir uma informação implícita em
um texto.
|
|
TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com
auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha,
charge, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
|
D06
|
Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
|
|
D08
|
Identificar o gênero de um texto a
partir de seus elementos constitutivos.
|
|
TÓPICO 3
COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO
DO TEXTO
|
D09
|
Estabelecer relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
|
D10
|
Estabelecer relação de
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
|
|
D14
|
Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
|
TÓPICO 4
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E
EFEITOS DE SENTIDO
|
D12
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
|
D13
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
|
D15
|
Identificar os efeitos de ironia ou
humor em textos variados.
|
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 4o ANO
|
||
Descritores
|
||
TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
|
D01
|
Localizar
informações explícitas em um texto.
|
D03
|
Identificar o tema de um texto.
|
|
D04
|
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
|
|
D16
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
|
|
D30
|
Inferir uma informação implícita em
um texto.
|
|
D18
|
Distinguir
um fato da opinião relativa a esse fato.
|
|
TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com
auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha,
tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
|
D06
|
Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
|
|
D07
|
Identificar o gênero do texto a
partir de seus elementos constitutivos.
|
|
TÓPICO 3
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
|
D17
|
Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
|
TÓPICO 4
COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO
DO TEXTO
|
D08
|
Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto.
|
D09
|
Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
|
D10
|
Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
|
|
D11
|
Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
pronomes etc.
|
|
TÓPICO 5
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
|
D12
|
Identificar efeitos de ironia ou de
humor em textos variados.
|
D13
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
|
D15
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
|
|
TÓPICO 6
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
|
D14
|
Identificar níveis de registros
(formal e informal).
|
D19
|
Identificar locutor e interlocutor a
partir de marcas linguísticas presentes em um texto.
|
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 5o ANO
|
||
Descritores
|
||
TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
|
D01
|
Localizar
informações explícitas em um texto.
|
D02
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
|
|
D03
|
Identificar o tema de um texto.
|
|
D16
|
Inferir uma informação implícita em
um texto.
|
|
D18
|
Distinguir
um fato da opinião relativa a esse fato.
|
|
D35
|
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
|
|
TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com
auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha,
tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
|
D06
|
Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
|
|
D07
|
Identificar o gênero de um texto a
partir de seus elementos constitutivos.
|
|
TÓPICO 3
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
|
D17
|
Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
|
D08
|
Identificar o mesmo assunto em diferentes textos.
|
|
TÓPICO 4
COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO
DO TEXTO
|
D09
|
Estabelecer relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
|
D10
|
Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
|
D11
|
Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
|
|
D20
|
Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, pronomes
etc.
|
|
TÓPICO 5
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
|
D12
|
Identificar efeitos de ironia ou de humor
em textos variados.
|
D13
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
|
D15
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
|
|
D33
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
|
|
TÓPICO 6
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
|
D14
|
Identificar níveis de registros
(formal e informal).
|
D19
|
Identificar locutor e interlocutor a
partir de marcas linguísticas presentes em um texto.
|
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 6o ANO
|
||
Descritores
|
||
TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
|
D01
|
Localizar informações explícitas em
um texto.
|
D02
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
|
|
D03
|
Inferir uma informação implícita em
um texto.
|
|
D04
|
Identificar o tema de um texto.
|
|
D20
|
Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
|
|
D35
|
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
|
|
TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com
auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha,
tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
|
D06
|
Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
|
|
D07
|
Identificar o gênero de um texto a
partir de seus elementos constitutivos.
|
|
TÓPICO 3
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
|
D08
|
Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
|
D23
|
Reconhecer posições distintas entre
duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
|
|
D31
|
Identificar
o mesmo assunto em diferentes textos.
|
|
TÓPICO 4
COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO
DO TEXTO
|
D09
|
Estabelecer relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
|
D10
|
Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios ou
pronomes.
|
|
D11
|
Estabelecer relação causa/consequência
entre partes e elementos do texto.
|
|
D32
|
Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
|
TÓPICO 5
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
|
D13
|
Identificar efeitos de ironia ou
humor em textos variados.
|
D14
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
|
D15
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
|
|
D16
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
|
|
TÓPICO 6
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
|
D17
|
Identificar a adequação ou
inadequação de determinados registros em diferentes situações do uso da
língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro).
|
D19
|
Identificar locutor e interlocutor a
partir de marcas linguísticas presentes em um texto.
|
|
D34
|
Identificar níveis de registros
formal e informal.
|
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 7o ANO
|
||
Descritores
|
||
TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
|
D01
|
Localizar informações explícitas em
um texto.
|
D02
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
|
|
D03
|
Inferir uma informação implícita em
um texto.
|
|
D04
|
Identificar o tema de um texto.
|
|
D20
|
Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
|
|
D35
|
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
|
|
TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com
auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha,
tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
|
D06
|
Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
|
|
D07
|
Identificar o gênero de um texto a
partir de seus elementos constitutivos.
|
|
TÓPICO 3
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
|
D08
|
Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
|
D23
|
Reconhecer posições distintas entre
duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
|
|
D31
|
Identificar o mesmo assunto em
diferentes textos.
|
|
TÓPICO 4
COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO
DO TEXTO
|
D09
|
Estabelecer relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
|
D10
|
Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
pronomes etc.
|
|
D12
|
Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
|
|
D32
|
Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
|
TÓPICO 5
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
|
D13
|
Identificar efeitos de ironia ou
humor em textos variados.
|
D14
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
|
D15
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
|
|
D16
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
|
|
D18
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso das figuras de linguagem com valor homonímico, metafórico,
metonímico etc.
|
|
TÓPICO 6
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
|
D17
|
Identificar a adequação ou
inadequação de determinados registros em diferentes situações do uso da
língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro).
|
D21
|
Identificar locutor e interlocutor a
partir de marcas linguísticas presentes em um texto.
|
|
D34
|
Identificar níveis de registros
formal e informal.
|
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 8o ANO
|
||
Descritores
|
||
TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
|
D01
|
Localizar informações explícitas em
um texto.
|
D02
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
|
|
D03
|
Inferir uma informação implícita em
um texto.
|
|
D04
|
Identificar o tema de um texto.
|
|
D20
|
Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
|
|
D35
|
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
|
|
TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com
auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha,
tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
|
D06
|
Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
|
|
D07
|
Identificar o gênero de um texto a
partir de seus elementos constitutivos.
|
|
TÓPICO 3
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
|
D08
|
Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
|
D23
|
Reconhecer posições distintas entre
duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou com ou mesmo tema.
|
|
D31
|
Identificar o mesmo assunto em
diferentes textos.
|
|
TÓPICO 4
COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO
DO TEXTO
|
D09
|
Estabelecer relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
|
D10
|
Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
pronomes etc.
|
|
D12
|
Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
|
|
D24
|
Identificar a tese de um texto.
|
|
D25
|
Estabelecer relação entre a tese e
os argumentos oferecidos para sustentá-la.
|
|
D32
|
Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
|
TÓPICO 5
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
|
D13
|
Identificar efeitos de ironia ou de humor
em textos variados.
|
D14
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
|
D15
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
|
|
D16
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
|
|
D18
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso das figuras de linguagem com valor homonímico, metafórico,
metonímico etc.
|
|
TÓPICO 6
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
|
D17
|
Identificar a adequação ou
inadequação de determinados registros em diferentes situações do uso da
língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro).
|
D21
|
Identificar locutor e interlocutor a
partir de marcas linguísticas presentes em um texto.
|
|
D34
|
Identificar níveis de registros
formal e informal.
|
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 9o ANO
|
||
Descritores
|
||
TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
|
D01
|
Localizar informações explícitas em
um texto.
|
D02
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
|
|
D03
|
Inferir uma informação implícita em
um texto.
|
|
D04
|
Identificar o tema de um texto.
|
|
D20
|
Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
|
|
D35
|
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.
|
|
TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com
auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha,
tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).
|
D06
|
Identificar a finalidade de textos
de diferentes gêneros.
|
|
D07
|
Identificar o gênero de um texto a
partir de seus elementos constitutivos.
|
|
TÓPICO 3
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
|
D08
|
Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em
função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será
recebido.
|
D23
|
Reconhecer posições distintas entre
duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou mesmo tema.
|
|
D31
|
Identificar
o mesmo assunto em diferentes textos.
|
|
TÓPICO 4
COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO
DO TEXTO
|
D09
|
Estabelecer relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
|
D10
|
Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
pronomes etc.
|
|
D12
|
Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
|
|
D24
|
Identificar a tese de um texto.
|
|
D25
|
Estabelecer relação entre a tese e
os argumentos oferecidos para sustentá-la.
|
|
D32
|
Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
|
TÓPICO 5
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
|
D13
|
Identificar efeitos de ironia ou de humor
em textos variados.
|
D14
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
|
D15
|
Reconhecer o efeito de sentido decorrente
da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
|
|
D16
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
|
|
D18
|
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso das figuras de linguagem com valor homonímico, metafórico,
metonímico etc.
|
|
TÓPICO 6
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
|
D17
|
Identificar a adequação ou
inadequação de determinados registros em diferentes situações do uso da
língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro).
|
D21
|
Identificar as marcas linguísticas
que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
|
D34
|
Identificar níveis de registros
formal e informal.
|
Muitas informações interessantes !
ResponderExcluirotimo
ResponderExcluir